quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Radiação. Chernobyl, Fukushima e o que mais vem por ai?

Noticias ruins movem o nosso planeta. Outro dia ouvi um físico muito simpático, Sr. Michio Kaku, falar que todos nós temos em nossos corpos radiação de Chernobyl (se voce é muito jovem para se lembrar sobre o assunto, sugiro que investigue) e que o terrivel acidente, pós tsunami/2004 em Fukushima espalhou radiação pelo globo todo e todos já estamos recebendo nossas doses de radiação o que fará com que o numero de pacientes com cancer no futuro aumente consideravelmente.
Eu prefiro acreditar que a cura do cancer já existe. É só uma questão de tempo e aqueles que não tem interesse em nos ver saudáveis porque doença é o que os torna ainda mais ricos, irão deixar de existir como existem hoje e todos teremos acesso àqueles tratamentos que realmente combatem as doenças que hoje infestam nossas vidas, não só o cancer.

Mas o que é radiação? A explicação abaixo eu retirei do seguinte site http://fisicomaluco.com/wordpress/2007/08/15/o-que-e-a-radiacao-e-quais-seus-efeitos-nos-organismos/.

Inicialmente devemos saber que radiação é toda forma de condução/propagação de energia por meio de partículas e/ou ondas. Todo corpo emite radiação inerente à sua temperatura e somos todos os dias bombardeados por vários tipos de radiação.
Entretanto temos que avaliar as radiações pelo seu efeito aos organismos vivos.
O que na verdade acontece quando um organismo vivo recebe uma determinada “dose” de radiação é que os átomos presentes nas células que compõem o organismo sofrem ionização, sendo assim os efeitos maléficos da radiação se dão por conta da interação ionizante entre a radiação e os átomos do organismo vivo.
Após a ionização, ligações químicas entre os átomos são rompidas e há uma grande formação de radicais livres num curto intervalo de tempo.
Esse defeito estrutural nas células provoca uma diminuição da atividade metabólica e/ou falha. Sendo assim esses efeitos podem, e usualmente são, passados às células filhas geneticamente, isso causa uma progressão de falhas no organismo o que pode comprometer suas funções vitais e levar o organismo à morte.
Como se proteger da radiação?
A única forma de se proteger verdadeiramente é não se expondo à radiação, os efeitos podem ser diminuídos se houver uma blindagem radioativa, ainda assim recomenda-se o mínimo possível de exposição.
Radiação é coisa séria, lembro-me de uma aula de física moderna em que uma cápsula com espessura de uns 5 cm feita de chumbo continha uma “pedrinha” de um material radioativo que o professor se negou a falar qual era, tomamos cuidado para abrir uma gretinha e posicionar o contador Geigel, este registrou mais de 500 partículas em um minuto, imediatamente o professor disse o seguinte:
“Basta que uma dessas partículas alie-se ao azar para traçar o futuro de toda humanidade”.
Não precisa ser físico para compreender o que foi dito.

Neste site voce encontrará mais informações a respeito do assunto.
http://maurogaiver.blogspot.com/2009/08/usinas-nucleares-esse-perigo-e-iminente.html

No video abaixo Dr. Michio Kaku fala sobre quão perto o Japão chegou de uma outra tragédia nuclear. Ele diz que se não fosse a água salgada do mar resfriar as usinas, elas teriam com toda certeza explodido. Porém a radiação ficou na água do mar que retornou ao oceano. Alguem quer peixe com fritas????
http://www.youtube.com/watch?v=VjrUSvqWE24&feature=related (em ingles)

Depois de rever minhas postagens a respeito deste assunto eu conclui que de muito pouco me adianta saber que há radiação por todos os lugares. O que eu gostaria mesmo de saber é como podemos fazer alguma coisa a respeito. Eu sinceramente não sei. Talvez começar visualizando um mundo melhor onde o homem aprendeu a se utilizar de outros recursos para energia, segura, limpa e gratuita para todos e isso já é possivel. Visualizar é importante já que sabemos que somos nós mesmos quem criamos o mundo onde vivemos.

O que voce pensa a respeito desse assunto? De que forma voce acredita que possamos contribuir para melhorar nossas vidas nesse mundo ainda tão caótico e corrupto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário